NASCIDAS PARA RESISTIR E PERSISTIR, por Márcia Pinheiro
Fomos criadas para não gostar de política! Vivemos em um mundo machista, patriarcal e repleto de preconceitos! Ao longo da história, nos disseram que o nosso lugar era a cozinha, sendo donas de casa, esposas ou apenas mães. Mas não acreditamos nisso e persistimos!
Persistimos porque a política é espaço de todo(a)s , especialmente para nós, mulheres. Persistimos porque também sonhamos e nos tornamos essenciais no mundo corporativo. Persistimos, ainda que em condições desiguais! Estamos em busca da igualdade e não pararemos de lutar, porque nós, mulheres, não paramos nunca! A história é prova disso!
Essa história de que mulher é sexo frágil ficou pra trás. Coisa do passado. O que acontece é que existem mulheres que já descobriram a sua força e existem as que ainda não sabem do seu potencial. Medo? Pode ser. Falta de valorização? Também. Mas a grande verdade é que nenhuma de nós é fraca. Como bem disse William Ross: “a mesma mão que balança um berço pode governar o mundo.”
E cada vez que uma mulher descobre a sua força e passa a exercê-la, o mundo passa a ser um lugar melhor. Carrego essa frase comigo e a tenho como lema de vida.!
Falando nisso, vou compartilhar um resumo da minha história com vocês. Sou uma mulher negra e de família pobre, mas nunca aceitei as coisas como elas eram. A coragem e determinação foram preponderantes para mudar meu destino. Hoje, lidero nacionalmente o maior movimento de Mulheres do Brasil, o PODEMOS MULHER. E tenho orgulho do meu passado. Porque as meninas pobres e negras das periferias precisam saber que é possível, sim, avançar. Elas precisam acreditar que podem mudar o próprio destino! Para isso, basta persistir.
A nossa luta começa por mostrar às mulheres que nós temos força e precisamos de mais sororidade e empatia. Um único dia do ano não é o suficiente para homenagear um universo de mulheres, mas hoje, 8 de março, vamos relembrar à sociedade que nós estamos aqui e persistiremos!
Márcia Pinheiro
Presidente Nacional do Podemos Mulher
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!