Amanda Gorman: quem é ela?
Poeta de 22 anos foi a mais jovem a participar de cerimônia de posse presidencial nos EUA, seguindo passos de grandes nomes como Maya Angelou
Amanda Gorman declamou um emocionante poema autoral durante a posse de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos, intitulado “The Hill We Climb”. A poeta de 22 anos foi a mais jovem a realizar o feito, seguindo passos de grandes nomes como a lendária Maya Angelou (1928-2014).
Amanda não foi escolhida por acaso. Em 2017, realizou uma leitura de seu poema “In This Place: An American Lyric”, na Biblioteca do Congresso e chamou a atenção da Dra. Jill Biden, atual primeira-dama do país, que a contatou no mês passado para escrever um poema original para a cerimônia de juramento de seu marido.
Como se a missão já não fosse pressão o suficiente, Amanda deparou-se com as cenas da invasão do Capotólio por extremistas, que aconteceu durante a recontagem oficial dos votos do Colégio Eleitoral americano, ocasião em que foi oficializada a vitória de Joe Biden contra o agora ex-presidente, Donald Trump. Ela fez questão de acrescentar versos sobre aquele dia no poema.
“No meu poema, não encobri o que vimos nas últimas semanas e, ouso dizer, nos últimos anos. Mas o que eu realmente aspiro é ser capaz de usar minhas palavras para imaginar uma maneira na qual nosso país encontre união e cura”, disse.
A artista escreveu um poema de inspiração e esperança em um momento em que os americanos – e o mundo – estão se recuperando de uma pandemia mortal, violência política e divisão partidária.
O New York Times explicou um pouco sobre o processo por trás da criação do poema. Ela se inspirou nos discursos de líderes americanos que tentaram reunir cidadãos em tempos de intensa divisão, incluindo Abraham Lincoln e Martin Luther King Jr. Ela também falou com poetas das inaugurações dos mandatos do ex-presidente Barack Obama, Richard Blanco e Elizabeth Alexander.
Quando pediu conselhos a Elizabeth, “ela basicamente disse:‘ O poema já está escrito, já está feito. Agora, depende de você trazer isso à vida da melhor maneira possível.'”
Gorman se apaixonou pela poesia ainda jovem e rapidamente se destacou como um talento em ascensão. Criada em Los Angeles, onde sua mãe leciona no ensino médio, ela escrevia em seus diários. Aos 16 anos, foi nomeada poeta juvenil laureada de Los Angeles. Mais tarde, quando estudava sociologia em Harvard, ela se tornou a primeira poeta juvenil laureada nacional.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!