Precisamos falar sobre: violência contra a mulher
25 de novembro: Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher
Você sabia que a data de hoje foi escolhida em homenagem às irmãs dominicanas Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal, conhecidas como Las Mariposas?
Elas foram assassinadas em 1960. Em 1981, o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher foi oficializado quando as organizações de mulheres de várias nacionalidades de reuniram em Bogotá para o Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho.
Já no ano de 1999, a Organização das Nações Unidas (ONU),através da Assembleia Geral, oficializou a data para que todos os governos, de todo o mundo, realizassem uma agenda especial com atividades sobre o tema. Para a conscientização da sociedade de que a violência contra a mulher é uma grave violação de direitos humanos.
Atualmente, o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher ainda traz dados alarmantes para nossa sociedade, de acordo com a pesquisa do Instituto Locomotiva e Patrícia Galvão aponta que 49% das pessoas acreditam que o rompimento do relacionamento aumenta o risco de assassinato da mulher.
Em relação aos 30%, são equivalentes a 25, 7 milhões de brasileiras que já foram ameaçadas pelo parceiro ou ex, entre elas, 1 a cada 6 alega ter sofrido tentativa de feminicídio.
No estado do Amazonas, por exemplo, uma pesquisa realizada pelo o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), processos de crimes relacionados contra a violência a mulher, em 2020, foram os maiores dos últimos 15 anos. Foram 18.972 casos, contra 7.279 referente ao ano de 2019.
É preciso dar um basta na violência contra a mulher.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!