Vereadora do Podemos, Nely Aquino, recebe Ordem do Mérito Legislativo
Na atualidade, uma mulher na política ser reconhecida, incentiva muitas mulheres
Conversamos com a vereadora e também presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Nely Aquino (Podemos), sobre a homenagem recebida pela Ordem do Mérito Legislativo, no último dia 23 de novembro.
Confira a entrevista abaixo:
PM: O que é essa homenagem de mérito legislativo?
NA: A Ordem do Mérito Legislativo é uma homenagem concedida pela Assembleia Legislativa de MG que acontece desde 1982 e condecora pessoas que se destacaram por ações de relevância pública.
Tem um significado atrelado ao reconhecimento político, mas acredito que serve, principalmente, como um estímulo à sociedade para replicar ações em prol do bem comum.
Uma condecoração, homenagem ou até solenidade de honraria é uma forma de agradecimento, motivação, inspiração e por fim: reconhecimento. Por isso, é de extrema importância incentivar novos destaques e iniciativas relevantes para a sociedade.
PM: Como você se sentiu ao receber esse reconhecimento?
NA: É gratificante receber essa homenagem, porque é uma luta muito árdua e diária. Ainda mais sendo mulher, como em casos que vemos em manchetes diárias, torna o trabalho menos reconhecido, ouvido, respeitado…
Ao longo da minha jornada, eu sempre tive pessoas muito queridas, que acreditavam no meu trabalho e sempre estiveram ao meu lado. Receber essa homenagem é de certa forma mais um pedacinho concreto/físico de que esse trabalho tem rendido frutos e faz a diferença na vida das pessoas. O que sempre foi o meu intuito ao entrar na vida política.
Espero que esse reconhecimento traga mais força e mais participação das mulheres nos espaços de poder. Para que tenhamos uma sociedade mais justa e igual, é fundamental a participação das mulheres nas discussões e decisões.
PM: O que você diria para as mulheres, como é ser uma mulher na política?
NA: Já é sabido que, em diversas cidades que alcançaram uma melhor porcentagem na representatividade feminina em cargos políticos, trouxeram reflexos positivos em curto tempo para a sociedade.
Investimentos substanciais em programas sociais e políticas públicas voltadas à atenção primária à saúde fazem com que, principalmente as mulheres, sejam mais propensas a apoiar esses programas.
Digo isso para reforçar a participação da mulher nas discussões, seja em um universo micro, como o bairro ou rua, seja no universo macro, em cargos de poder estadual e federal.
Mulheres, participem! Nossa participação é fundamental para garantir uma sociedade melhor e um dia eliminar a necessidade de reivindicar o direito da mulher à vida.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!