PODEMOS MULHER APRESENTA PROPOSTAS AO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL
Em reunião com o TSE, representantes do Podemos Mulher defendem propostas para maior inclusão das mulheres na política e combate a violência de gênero
O Tribunal Superior Eleitoral, realizou nesta terça-feira (20/11), em Brasília, uma reunião com todas as representantes dos órgãos femininos de partidos, para ouvir experiências e coletar sugestões de quem vive diretamente o processo político, e assim, aprimorar a defesa da igualdade de gênero.
A nossa Presidente Nacional do Podemos Mulher, Márcia Pinheiro, participou dessa reunião de forma online, e presencialmente estiveram a vice-presidente Ana Paula Batista, e a Presidente do DF, Tatiane Fabíola. Juntas, fizeram uma lista de propostas ao ministro, para o combate a violência de gênero e inclusão de mulheres na política.
Na reunião, foi proposto ao ministro por representantes femininas dos partidos presentes, que o TSE desenvolva série de ações com o objetivo de extinguir possíveis candidaturas laranjas. Sugeriu a avaliação do plano de mídia, para verificar se as candidatas estão com o mesmo tempo de veiculação, assim como, se estão presentes em horários nobres. Além da prestação de contas, que visa regularizar as ações e campanhas de filiação, capacitação e etc.
Foi proposto que o setorial tenha estrutura própria e independência na distribuição dos recursos e que a violência de gênero, seja responsabilidade dos partidos.
Em seu momento de fala, a Presidente do Podemos Mulher no Distrito Federal, Tatiane Fabíola, reforçou a importância de curso de capacitação para mulheres não filiadas, e solicitou ao TSE o apoio a proposta feita pela presidente do Podemos e Deputada Federal Renata Abreu, que solicita uma cota minima de 15 % das cadeiras efetivas para mulheres.
“Precisamos de mais encontros junto a instancia da justiça eleitoral, para proposições de inclusão da mulher na política e combate à violência de gênero”, afirmou em seu discurso.
O Podemos Mulher também propôs que sejam definidas cotas para aumentar a quantidade de mulheres em direções partidárias, não apenas nas executivas femininas.
A presidente do Podemos Deputada Federal Renata Abreu, assinou uma resolução nacional que definiu a obrigatoriedade da presença feminina na composição de todas as nominatas municipais e estaduais.
Ao final da reunião, foi definido que será criado um GT, grupo de trabalho, com técnicos do TSE, mandatárias e representantes femininas dos partidos, para encaminhar junto as demandas e propostas das pautas femininas para o congresso federal. A frente do grupo estarão a Deputada Celina Leão, o fórum de instância de mulheres de Partidos Políticos, e foi sugerido também o nome da Senadora Leila.
O Podemos Mulher têm como prioridade institucional a superação da sub-representação feminina na política e o combate à violência política de gênero.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!